Triatleta pede ajuda após câncer de próstata se espalhar: “Achava que era Ironman”

O triatleta e empresário Núbio de Almeida Lima, de 67 anos, que completou 57 maratonas e oito vezes o desgastante Ironman, agora enfrenta um desafio fora das pistas: um diagnóstico de câncer de próstata com metástase. O atleta, que sempre se viu como um “homem de ferro”, precisou rever seu conceito de resistência. “Achava que era um Ironman. Um homem de ferro, inatingível, e a vida mostrou que não é bem assim”, afirmou ao G1.
A doença avançou para os ossos, exigindo uma cirurgia urgente para reconstruir e colocar uma prótese no ombro esquerdo. Sem condições de esperar pela fila do SUS e com o convênio médico não cobrindo o procedimento em São Paulo, Núbio recorreu às redes sociais. “A cirurgia, o valor é alto […] e eu não tenho essa condição de bancar isso, ainda mais que é urgente”, explicou.
Para sua surpresa, um vídeo pedindo ajuda viralizou e arrecadou os R$ 220 mil necessários em apenas 15 horas. “Eu sou uma pessoa apaixonada pela vida e apaixonada pelo esporte. Talvez seja isso que tenha salvado a minha vida”, disse o triatleta. A cirurgia será realizada no Hospital São Camilo, na capital paulista.
Núbio descobriu a doença em fevereiro de 2023, após um diagnóstico inicial errado de artrose. Ele encarou o diagnóstico com resiliência. “Eu recebi com tranquilidade. Naquele momento, sai da ‘escuridão’, passei a saber o que ia ter que enfrentar”. Além da cirurgia no ombro, ele segue em tratamento contra o câncer como voluntário em uma pesquisa no Instituto do Câncer de São Paulo.
