Apoie o DCM

Trio ameaçado de extinção vira nova atração do Zoo de São Paulo

Filhote de lobo-guará no Zoológico de São Paulo
Filhote de lobo-guará no Zoológico de São Paulo. Foto: Reprodução

O Zoológico de São Paulo transferiu três filhotes de lobo-guará para um habitat na área aberta ao público nesta quinta-feira (30). Os animais nasceram em maio e passaram os dois primeiros meses em uma área técnica, junto da mãe e sob cuidados de biólogos e veterinários.

O trio é filho de Pitanga e Caju, casal que integra o programa de conservação da espécie mantido pelo zoológico. Esta é a segunda ninhada dos dois: em maio de 2025, eles tiveram outros dois filhotes.

O lobo-guará é considerado vulnerável à extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Maior canídeo da América do Sul e símbolo do Cerrado, a espécie sofre principalmente com a perda e a fragmentação de seu habitat, além de atropelamentos em rodovias.