Trump diz que vai colocar EUA sob “Domo de Ferro”; entenda o que é

Em campanha para voltar à presidenta dos Estados Unidos, Donald Trump prometeu criar um “Iron Dome”, “Domo de Ferro” em tradução livre, para proteger o país de ataques, similar ao sistema de defesa de Israel. O anúncio foi feito durante o discurso de encerramento da convenção do Partido Republicano, que o oficializou como candidato à presidência para as eleições de 5 de novembro.
Trump destacou a eficácia do escudo que intercepta foguetes inimigos e que tem sido usado por Israel há mais de 35 anos. “Construiremos um sistema de defesa antimísseis Iron Dome para garantir que nenhum inimigo possa atacar a nossa pátria. E este grande Iron Dome será construído inteiramente nos EUA. Israel tem um Iron Dome. Eles têm um sistema de defesa antimísseis”, afirmou.
Ele também mencionou que o ex-presidente Ronald Reagan, que governou entre 1981 e 1989, desejava implementar um sistema semelhante, mas a tecnologia disponível na época não permitia a realização desse projeto. Agora, com os avanços tecnológicos, Trump acredita ser possível criar um mecanismo de defesa antimísseis eficaz nos Estados Unidos.
O Domo de Ferro de Israel chamou atenção quando foi utilizado, com êxito, para interceptar um ataque aéreo do Hezbollah em abril.
