Trump obriga empresa chinesa a vender as atividades do TikTok nos EUA
Da Veja:

O presidente Donald Trump assinou nesta sexta-feira um decreto que obriga a chinesa ByteDance a vender as atividades nos Estados Unidos da rede social TikTok em um prazo de 90 dias para uma empresa americana.
Trump acusou durante meses, sem apresentar evidências, a plataforma de compartilhamento de vídeos de desviar dados de usuários americanos para entregar ao governo chinês. “Há provas confiáveis que me levam a acreditar que a ByteDance poderia adotar medidas que ameacem prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos”, explica o decreto presidencial.
“Estamos impactados por este decreto”, comentou o TikTok em um comunicado. “Há quase um ano, buscamos discutir com o governo americano para encontrar uma solução (…) Mas estamos diante de uma administração que não dá importância aos fatos, não respeita os procedimentos legais e tenta interferir nas negociações entre empresas privadas.”
A Microsoft está em negociações com a ByteDance para comprar o TikTok, ao menos as atividades nos Estados Unidos, mas talvez mais amplamente, segundo a imprensa americana. A transação foi avaliada em algo entre 10 e 30 bilhões de dólares.
(…)