Apoie o DCM

Trump tenta, mas não consegue autorização para voltar ao Twitter

Donald Trump olhando para o lado.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Mandel Ngan/AFP

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou com uma ação na Justiça para tentar recuperar a sua conta no Twitter, que está banida desde o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, episódio do qual ele é acusado de incentivar. A ação de Trump, no entanto, foi rejeitada por um tribunal da Califórnia na sexta-feira (06).

Trump e outras pessoas acusam o Twitter de censura e de violar seus direitos à liberdade de expressão, garantido pela Constituição dos Estados Unidos. Mas “os demandantes não estão em posição de força, porque o Twitter é uma empresa privada e a Primeira Emenda só se aplica a restrições de discurso impostas pelo governo”, argumentou o juiz James Donato, que negou o pedido de Trump.

Além do Twitter, o ex-presidente foi banido também do Facebook e do YouTube. A justificativa das plataformas para a decisão é relacionada ao risco de acontecerem novas incitações à violência por parte de Trump.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link