Apoie o DCM

TSE descarta tese de que Bolsonaro venceu eleição no primeiro turno

Jair Bolsonaro – Imagem: Alan Santos/PR

DO VALOR ECONÔMICO

A nova tese levantada pelo presidente Jair Bolsonaro, de que ele tem provas que só não venceu eleição no primeiro turno por conta de fraudes nas urnas, já foi alvo de requerimento apresentado por apoiadores do presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A suspeita, porém, foi rechaçada pela equipe técnica da corte.

Em outubro do ano passado, Ricardo Freire Vasconcellos e Vicente Paulo de Lima acionaram o TSE e apontaram que havia divergência entre os dados divulgados durante a apuração e o resultado. Pelos cálculos da dupla, Bolsonaro teria vencido a eleição, já na primeira fase, com 50,69% dos votos válidos.

(…)

Segundo a corte, “ao cidadão deve estar claro que, uma vez impresso o boletim de urna pela urna eletrônica, todo o procedimento de totalização é 100% auditável. Qualquer possível ou eventual fraude no procedimento de totalização seria facilmente detectável pela conferência do boletim de urna impresso com o boletim de urna divulgado pelo TSE”.

(…)

“O processo de apuração realizado pela urna eletrônica gera elementos que inviabilizam qualquer fraude a ser realizada nos processos de totalização, realizado sobretudo em banco de dados, e na divulgação de resultados”, defendeu o tribunal.

(….)