TSE e Telegram fecham acordo inédito para combater fake news
Nesta terça-feira (17), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou um acordo fechado em parceria com o aplicativo de mensagens Telegram para combater a desinformação, assunto muito comentado nos últimos anos e que vem crescendo cada vez mais.
Está previsto no acordo a criação de um canal oficial do TSE no Telegram, com a finalidade de divulgar informações sobre as eleições deste ano e também prevê a criação de um canal extrajudicial para que o tribunal faça denúncias no aplicativo.
A plataforma ainda assumiu um compromisso para a implementar um robô com a tarefa de tenta barrar conteúdos “desinformativos” e tirar duvidas de eleitores.
A parceria vinha sendo tentada por parte da justiça desde o final do ano passado, onde já havia firmado outros acordos com plataformas como Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai, mas sem grandes respostas por parte do Telegram. O cenário só mudou após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar a suspensão da empresa em todo o Brasil por descumprimento de decisões judiciais do STF que envolviam o aplicativo.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link