Apoie o DCM

TSE julga pedidos de cassação de Bolsonaro e Mourão por disparo de fake news em 2018

Da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo:

General Mourão e Jair Bolsonaro. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgará nesta terça (9) duas ações que pedem a cassação de Jair Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão por disparos em massa de fake news nas eleições de 2018.

TIRO 

Os magistrados vão decidir se elas são improcedentes ou se terão continuidade. O relator é o ministro Luis Felipe Salomão.

LIVRO ABERTO  

A corte deve analisar também pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal do empresário bolsonarista Luciano Hang, da Havan, que teria financiado os disparos de mensagens pelo WhatsApp.

LIVRO ABERTO 2 

A PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral) pediu também a quebra dos sigilos de quatro empresas que teriam efetuado o serviço. (…)

PESSOAL 

A defesa de Hang afirma que há confusão entre o impulsionamento de mensagens nas páginas pessoais do empresário em redes sociais com condutas que lhe são “falsamente imputadas”, de financiar disparos em massa de fake news.

EU NEGO  

Bolsonaro também sempre negou qualquer envolvimento com os fatos.

PRESSÃO 

Com a vitória de aliados do presidente para comandar a Câmara dos Deputados e o Senado, a possibilidade de impeachment está, pelo menos por enquanto, descartada. E o TSE passou a ser a única instituição que pode dar dor de cabeça a ele —se as ações forem julgadas procedentes, Bolsonaro pode ser afastado do cargo.