Apoie o DCM

TSE manda perfis bolsonaristas tirarem teoria da conspiração contra o PT do ar

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que uma teoria da conspiração contra Lula seja excluída das redes sociais. Bolsonaristas espalharam fake news de que o PT teria ligação com um grupo chamado “Mancha Vermelha”, que rastrearia os votos de seus integrantes.

O DCM recebeu a seguinte nota:

TSE manda perfis bolsonaristas apagarem áudio com falsa teoria da conspiração contra Lula

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino determinou a exclusão de um áudio, contendo uma falsa teoria conspiratória: a existência de uma alegada “cúpula” denominada Mancha Vermelha, supostamente ligada ao Partido dos Trabalhadores, que teria o poder de rastrear os votos de seus integrantes.

A fake news foi postada pela página “Movimento do Povo Brasileiro” e por diversos perfis de apoiadores do candidato Jair Bolsonaro. As redes sociais Facebook, Twitter e YouTube têm 24 horas para apagar a notícia falsa ou terão de pagar multa de R$ 50 mil.

“Verifica-se que as publicações impugnadas contêm áudio manipulado com fatos manifestamente inverídicos, produzido para ofender a honra e a imagem de candidato ao cargo de presidente da República (Lula)”, escreveu o ministro Sanseverino.

A decisão foi concedida após a Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula/Alckmin, ter entrado com uma ação junto ao TSE, apontando diversas mentiras ao longo do áudio publicado por perfis bolsonaristas.

“O material tem a nítida intenção de prejudicar a imagem do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, assim como a de disseminar desinformações destinadas a interferir na lisura do processo eleitoral”, afirmam os advogados da Coligação Brasil da Esperança. Os advogados ressaltaram ainda que diversas agências de checagem de fatos já analisaram o áudio em questão e constataram que todo o conteúdo é falso.

A Coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é formada pelos partidos PT, PV, PCdoB, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

Aragão e Ferraro Advogados
Zanin Martins Advogados

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link