TSE retoma julgamento que pode cassar bolsonarista Jorge Seif nesta terça

Na terça-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma o julgamento que decidirá se o senador Jorge Seif (PL-SC) deve ser cassado por abuso de poder econômico. Seif foi acusado de ser beneficiado pelo apoio do empresário Luciano Hang, da rede de lojas Havan, e de Almir Manoel Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista, durante a campanha eleitoral de 2022.
O processo foi iniciado no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), onde Seif foi absolvido. A coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil) recorreu ao TSE, alegando que o senador, seus suplentes, Luciano Hang e Almir Manoel Atanázio dos Santos praticaram três ilícitos eleitorais que caracterizam abuso de poder econômico. O julgamento foi suspenso no dia 4 de abril, após a leitura do relatório e as sustentações orais, e será retomado com o voto do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques.
Jorge Seif foi eleito senador por Santa Catarina com 1.484.110 votos, correspondendo a 39,79% dos votos válidos. O Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a cassação do mandato, alegando que houve “uma simbiose no tratamento de marketing e de uso de bens empresariais entre Luciano Hang empresário e Luciano Hang cidadão”. Todos os acusados negam irregularidades e sustentam que não houve abuso de poder econômico durante a campanha.
Vale lembrar que no ano passado o TSE cassou o mandato do prefeito de Brusque (SC), Ari Vequi (MDB), por abuso de poder econômico decorrente do apoio de Hang, que também foi considerado inelegível no mesmo julgamento.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link