Turbinado por publicidade estatal, SBT pagará 3x menos que a Globo por Libertadores

A Conmebol recusou proposta da Globo de US$ 45 milhões pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores da América para aceitar a proposta de US$ 15 milhões do SBT pelas transmissões do maior torneio de futebol sul-americano.
Segundo o site Máquina do Esporte, especializado em negócios do esporte, a Globo pagava anteriormente US$ 60 milhões pelos direitos da Libertadores.
Desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência, em janeiro de 2019, ele foi minando a destinação das verbas publicitárias nas TVs abertas para a Globo. Ao mesmo tempo, SBT e Record viram as receitas crescerem exponencialmente.
Dados das campanhas da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), hoje vinculada ao Ministério das Comunicações, disponibilizados pela Secretaria, mostram que a Globo recebeu da União em 2017, R$ 23,31 milhões através de publicidade federal. Já o SBT, no mesmo ano, angariou menos da metade do valor, R$ 11,92 milhões.
Em 2019, apenas até o meio do ano, enquanto a Globo recebeu R$ 2,65 milhões, o SBT ficou com R$ 6,62 milhões, segundo o blog Lei em Campo, do UOL.