Turistas americanos no Brasil são orientados a evitar favelas, cidades-satélites de Brasília e áreas de fronteira

Do Globo:
O Departamento de Estado dos Estados Unidos elevou o nível de alerta para turistas americanos que viajam para o Brasil. De acordo com o órgão, a medida foi tomada devido ao aumento do risco de crimes principalmente em favelas, nas cidades-satélites de Brasília e em áreas de fronteira.
O alerta de segurança para o Brasil é nível 2 (em que é preciso cautela) em uma escala de um a quatro, mas nas áreas especificadas sobe para nível 4 (em que não é aconselhável a viagem).
Comunicado divulgado nesta terça-feira aconselha aos turistas a não visitarem “empreendimentos informais de habitação (comumente referidos no Brasil como favelas, vilas, comunidades e/ ou conglomerados) a qualquer hora do dia devido a crimes”.
Sobre as favelas, o alerta informa que “nem as empresas de turismo nem a polícia podem garantir sua segurança ao entrar nessas comunidades”. E ressalta que mesmo nas comunidades que a polícia ou os governos locais consideram seguros, “a situação pode mudar rapidamente e sem aviso prévio”.
(…)