Apoie o DCM

Tutores se manifestam em aeroportos por justiça ao cão Joca

Tutores e seus cachorros em manifestação. Foto: Gabriel Ferreira Borges

Neste domingo (28), donos de cachorros, grupos de defesa dos direitos dos animais e políticos envolvidos na causa se uniram em protestos exigindo justiça para o caso do golden retriever Joca, que faleceu após ser enviado erroneamente no compartimento de carga pela empresa aérea Gol.

Os protestos ocorreram nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. Em Guarulhos, os tutores levaram seus cachorros para reivindicar maior segurança no transporte de animais em voos no Brasil. Faixas com dizeres como “Justiça por Joca” e “Animal não é bagagem” foram exibidas no terminal de embarque doméstico.

Joca, o golden retriever, foi despachado de Guarulhos para o aeroporto de Sinop, no Mato Grosso, mas acabou sendo enviado para Fortaleza, no Ceará, devido a uma falha operacional da Gol Linhas Aéreas. Seu tutor, João Fantazzini, foi informado do erro ao chegar em Sinop e optou por retornar a Guarulhos para reencontrar o animal, que foi posteriormente encaminhado de Fortaleza para São Paulo.

O tutor relatou que, devido à falha da companhia aérea, Joca ficou mais de sete horas no trajeto, apesar de um atestado veterinário indicar que o animal estava apto para viajar por até duas horas. Joca foi encontrado morto ao chegar ao aeroporto de Guarulhos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link