TV de Fernando Collor perde filiação da Globo após 5 décadas

A TV Gazeta de Alagoas está se preparando para encerrar seu vínculo com a Globo após 48 anos. As mudanças são motivadas por dificuldades financeiras e um recente escândalo de corrupção, que resultou na condenação do ex-presidente Fernando Collor de Mello pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A nova parceria da emissora será com o Grupo Nordeste de Comunicação, com previsão de transição no primeiro semestre de 2024.
A emissora de Collor é filiada ao grupo do Rio de Janeiro desde sua fundação em 1975. A empresa passou por sérias dificuldades financeiras nos últimos anos, culminando em uma declaração de recuperação judicial em 2019 devido a dívidas de R$ 284 milhões.
Collor foi condenado, em maio, a oito anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O esquema relacionava-se a propinas pagas em troca de contratos entre a UTC Engenharia e a BR Distribuidora durante o período em que apoiador do também ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) era senador.
Pela parceria longeva, a Globo é acusada de manipular o debate eleitoral das eleições de 1989, quando Collor enfrentou Lula (PT) no segundo turno. O ex-diretor José Bonifácio, Boni, admitiu ter editado o resumo do debate para transmitir um “desempenho” melhor do alagoano no debate às vésperas da primeira eleição pós-ditadura militar.