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TV tradicional perde espaço e pessoas já passam quase metade do tempo no streaming nos EUA

Do Notícias da TV, de Daniel Castro.

Um estudo feito pela empresa de auditoria Deloitte mostra que a TV convencional está perdendo público para o streaming a uma velocidade impressionante. Segundo o levantamento, o norte-americano já dedica a conteúdos da Netflix, Amazon e Hulu duas horas e nove minutos por dia, ou 39% das cinco horas e meia que passa diante do televisor.

Isso quer dizer que, pelo menos nos Estados Unidos, o telespectador dá quase a mesma importância ao streaming do que às poderosas TVs aberta e paga juntas, o que já se reflete no faturamento das empresas.

Segundo a Deloitte, Netflix, Amazon e Hulu faturam atualmente US$ 2,1 bilhões (ou R$ 6,9 bilhões) por mês. Em um mês e meio, elas arrecadam nos Estados Unidos praticamente o mesmo que a Globo em um ano inteiro com publicidade no Brasil.

O estudo revela que 55% das casas dos EUA já assinam pelo menos um serviço de streaming. Em muitas delas, a TV por assinatura só está presente porque faz parte de um pacote que inclui internet de alta velocidade: 56% dos entrevistados disseram que só continuam clientes de operadoras a cabo para terem acesso a um serviço de streaming que não trava.

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O binge watching, ou maratonas televisivas, é a nova moda entre os jovens, confirma a pesquisa da Deloitte. Os chamados millennials, faixa da população entre 21 e 34 anos, assistem em média a sete episódios em uma única sentada, e 42% deles dizem que fazem maratonas no sofá toda semana.

Essa geração também já passa mais tempo no streaming (19 horas por semana) do que na TV tradicional (15 horas semanais).

Netflix, Hulu e Amazon sabem muito bem que seu público aumenta a cada dia e investem pesado em seus catálogos. A Netflix até exagera ao desembolsar US$ 8 bilhões (R$ 26,4 bilhões) para colocar no ar 700 programas neste ano.

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