Apoie o DCM

Após pressão, Twitter anuncia ferramenta para denunciar fake news no Brasil

O Twitter tirou o Brasil da ferramenta anti-fake news sobre Covid. Imagem: Reprodução
O Twitter liberou no Brasil a ferramenta anti-fake news sobre Covid. Imagem: Reprodução

Nesta segunda-feira (17), o Twitter liberou no Brasil, Espanha e Filipinas um recurso para denunciar tuítes que possuem fake news. A ferramenta ainda está em fase de testes. Já tinha sido liberado nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália em agosto de 2021.

Para usar o recurso é preciso que o usuário clique em “Denunciar Tweet”. O usuário vê a opção de reportar “As informações são enganosas”. Depois é perguntado se o conteúdo é sobre “política”, “saúde” ou “outra coisa”. Na parte de “política”, é possível discriminar se é sobre “informações sobre a eleição” ou “outro assunto”. E em “saúde” é perguntado se o tuíte contém “informações sobre Covid-19” ou outro tema.

A plataforma falou que já recebeu mais de 3 milhões de tuítes que supostamente violam as políticas da rede social. Quando o post é denunciado, a rede social avisa “Ainda que não seja tomada nenhuma ação por conta desta denúncia nem enviada uma resposta diretamente a você, usaremos esta denúncia para desenvolver novas formas de reduzir informações enganosas. Isso pode incluir limitação da visibilidade, contextualização adicional e criação de novas políticas”.

Leia mais

1-Bolsonaro nega ser antivax, mas diz que seria criticado se assumisse o controle da pandemia

2-Mourão aguarda encontro com Bolsonaro nos próximos dias; saiba o motivo

3-‘Pode beber depois da vacina?’ é a pergunta mais feita por brasileiros no Google na pandemia

Twitter sofreu pressão

Com a onda de fake news e mentiras de bolsonaristas, diversas pessoas aderiram a uma campanha para que a plataforma disponibilizasse uma ferramenta que denuncie informações falsas. Os protestos ficaram mais fortes por causa de Silas Malafaia.

O pastor mentiu, propagou medo entre evangélicos e chamou vacina infantil de “infanticídio”. A publicação foi apagada, mas os usuários exigiram maior empenho do Twitter para evitar esse tipo de conteúdo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link