Ucrânia ganha presidente interino
O parlamento da Ucrânia nomeou Oleksander Turchynov como presidente interino. Ele assume o comando do país após o presidente Viktor Yanukovych ter sido derrubado no sábado, em votação no paralamento que se seguiu a uma sangrenta semana de protestos nas ruas.
Turchynov disse aos deputados que eles têm até terça-feira para formar um novo governo de coalização.
O novo presidente é aliado da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, importante opositora do governo deposto que foi libertada ontem. Ela estava presa desde 2011, quando foi condenada – numa decisão controversa – a sete anos de prisão, por abuso de poder.
Turchynov já havia sido nomedo presidente do legislativo ontem, depois que o chefe anterior renunciou. O paradeiro de Yanukovych, que descreveu ontem a decisão do parlamento como um golpe, permanece obscuro.
Após uma semana sangrenta, milhares de manifestantes permanecem neste domingo no centro de Kiev, mas a atmosfera na Praça da Independência parece calma.
As eleições para a Presidência estão marcadas para 25 de Maio. Em declarações à BBC, um dos líderes da oposição, Vitaly Klitschko sugeriu que será candidato.
SAIBA MAIS
BBC BRASIL