Apoie o DCM

Ucrânia quer abrir 9 corredores humanitários em dia de negociação

27 de fevereiro - Depósito de petróleo em chamas após ser atingido por um bombardeio perto da base aérea militar Vasylkiv, na região de Kiev, Ucrânia
Depósito de petróleo em chamas após ser atingido por um bombardeio na região de Kiev, Ucrânia. Foto. Maksim Levin/Reuters/Reprodução

A Ucrânia planeja abrir nove “corredores humanitários”, nesta terça (15), para retirar civis de áreas sitiadas por forças da Rússia, além de tentar entregar suprimentos humanitários para Mariupol, que está sob cerco, afirmou a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk.

Esse anúncio foi feito no mesmo dia em que está marcada a retomada da quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia. A reunião foi iniciada nesta segunda (14) e interrompida sob clima de otimismo. Apesar do encontro marcado, os bombardeios continuam causando prejuízos materiais na guerra.

Vitaliy Koval, governador da região norte de Rivne, disse que o número de mortos em um ataque aéreo russo a uma torre de televisão em sua região, na segunda, subiu para pelo menos 19.

LEIA MAIS:

1; Essencial do DCM; Governo diz que não pagou ida de Carlos Bolsonaro à Rússia, mas não conta quem pagou
2; Governo nega ter pago ida de Carlos Bolsonaro à Rússia
3; Militares ucranianos usam munições com fósforo e bombas de fragmentação, diz Rússia na ONU

Rússia avança na Ucrânia

Um assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a guerra na Ucrânia está em uma encruzilhada que pode levar a um acordo nas negociações com a Rússia ou a uma nova ofensiva russa.

“Estamos em uma encruzilhada. Ou vamos concordar com as negociações atuais ou os russos farão uma segunda tentativa (de ofensiva) e então haverá negociações novamente”, disse o assessor Oleksiy Arestovych.

Porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenov, disse, também nesta terça, que as forças russas assumiram o controle total de todo o território na região de Kherson, no sul da Ucrânia, informaram agências de notícias russas.

Essas tropas de Putin derrubaram seis drones Bayraktar TB-2 nas últimas 24 horas, informou a agência de notícias Interfax, citando o ministério.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link