Apoie o DCM

Ucrânia recebe parecer favorável para entrar na União Europeia

Foto: Valentyn Ogirenko/REUTERS

Nesta sexta-feira (17), foi emitido pela Comissão Europeia, órgão independente que representa os interesses da União Europeia, um parecer favorável à entrada da Ucrânia no bloco. O país que ainda está em guerra com a Rússia.

Para que o processo prossiga, é preciso que os 27 membros da UE concordem com a decisão. Um dia após líderes das principais potências do bloco visitarem Kiev, capital ucraniana, a Comissão publicou o comunicado. A visita em questão é vista como uma clara demonstração de apoio ao país.

Líderes como o presidente da França, Emmanuel Macron, e os chefes de governo da Alemanha, Olaf Scholz, e da Itália, Mario Draghi, fizeram sua primeira viagem para a Ucrânia desde 24 de fevereiro. Todos chegaram de trem, e logo em seguida, foram a cidade de Irpin para se reunirem com o presidente da Romênia, Klaus Iohannis.

Segundo Macron, o trio viajou ao país para transmitir “uma mensagem de unidade europeia aos ucranianos” em meio à guerra.

Em uma entrevista coletiva junto com seus três colegas, o presidente da França ainda disse que “nós quatro apoiamos o status de candidato imediato” da Ucrânia à adesão ao bloco.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link