Apoie o DCM

União Europeia acena a Lula para mudanças no acordo com Mercosul: “Vamos ser flexíveis”

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez. Foto: Reprodução

A União Europeia fez um aceno ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que está disposta a ceder para chegar a um acordo comercial com o Mercosul ainda neste ano. A informação é da coluna de Roseann Kennedy, do Estadão.

Segundo a avaliação do embaixador do bloco europeu no Brasil, Ignacio Ybáñez, seria ruim para os dois lados jogar fora mais de duas décadas de negociações. “Seria muito ruim tanto para a União Europeia como para o Mercosul, sobretudo para o Brasil. Seria uma pena não chegar a um acordo”, afirmou.

Vale destacar que Lula está na presidência temporária do Mercosul. O petista, no entanto, quer aproveitar as discussões do aditivo de ações de sustentabilidade para incluir outras renegociações, a exemplo das regras que definem as relações dos Estados dos dois blocos com compras públicas dos países.

Apesar da inclusão das compras governamentais no acordo UE-Mercosul ser um ponto criticado por Lula, Ybáñez garantiu que isso não será empecilho para o avanço do acordo.

“Nós vamos ser flexíveis. Para nós, o acordo é muito mais importante do que as compras públicas, que pequenos detalhes que podem se fechar ao final da negociação. O acordo é uma aposta mirando para o futuro e pensamos que as duas partes ganham. Se não ganhamos em tudo, já buscaremos uma certa compensação olhando pra frente”, disse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link