Apoie o DCM

União Europeia vai ampliar sanções à Rússia

 

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) decidiram na noite desta quinta-feira (20/03) reforçar as sanções à Rússia devido à anexação da Crimeia, acrescentando 12 nomes à lista de pessoas alvo de sanções. Estas incluem a proibição de entrar na UE e o bloqueio de contas bancárias.

No final do primeiro dia de reunião, o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, anunciou que os líderes decidiram ampliar para 33 nomes a lista de personalidades alvo de sanções – a relação anterior tinha 21 nomes – e cancelar a próxima cúpula UE-Rússia, prevista para junho, além das cúpulas bilaterais entre Estados-membros e Rússia.

Segundo Van Rompuy, a lista inclui nomes do alto escalão da sociedade russa. O presidente da França, François Hollande, disse que há nomes em comum nas listas da UE e dos Estados Unidos. Os nomes das 12 pessoas acrescentadas à lista europeia serão conhecidos ao longo desta sexta-feira.

Van Rompuy afirmou ainda que as sanções contra Moscou não são uma questão de retaliação, mas um instrumento de política externa. “Não são um fim em si mesmo”, mas uma forma de pressionar uma solução negociada, e serão estudadas novas medidas se houver novas tentativas por parte da Rússia de desestabilizar a Ucrânia, declarou.

 

SAIBA MAIS

DW