Apoie o DCM

Unicef: Seis em cada dez crianças brasileiras vivem na pobreza

Pesquisa analisou renda familiar e acesso a seis direitos de crianças e adolescentes de até 17 anos

Da CartaCapital

Seis em cada dez crianças e adolescentes brasileiros vivem na pobreza, aponta um estudo divulgado nesta terça-feira 14 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O levantamento considera não apenas a renda insuficiente das famílias como uma das faces da pobreza, mas também situações de privação de direitos.

Foram analisados a renda familiar de meninas e meninos de até 17 anos e o acesso deles a seis direitos básicos: educação, informação, água, saneamento, moradia e proteção contra o trabalho infantil.

(…)

A primeira categoria é a de crianças que sofrem exclusivamente com a pobreza monetária, ou seja, vivem em domicílios com renda per capita insuficiente para adquirir uma cesta básica. É o caso de cerca de 6 milhões de meninos e meninas (11,2% das crianças), cujas famílias possuem renda per capita inferior a 346 reais por mês na cidade e menor que 269 reais ao mês no campo.

Um segundo grupo de 14 milhões de crianças (26,6%) não sofre de pobreza monetária, mas têm um ou mais direitos negados.

A terceira categoria engloba 12 milhões de meninas e meninos (23,1%) que vivem com renda insuficiente e também têm um ou mais direitos negados.

A maior privação a que meninos e meninas brasileiros estão submetidos é ao saneamento (13,3 milhões), seguido por educação (8,8 milhões), água (7,6 milhões), informação (6,8 milhões), moradia (5,9 milhões) e trabalho infantil (2,5 milhões).

(…)

“Os resultados mostram que a pobreza monetária na infância e na adolescência foi reduzida no Brasil na última década, mas as múltiplas privações a que meninas e meninos estão sujeitos não diminuíram em igual proporção”, afirma o relatório do Unicef.

(…)