Apoie o DCM

Univaja quer instalação de GLO no Vale do Javari

Dom Phillips e Bruno Pereira

A Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) quer que seja instaurada a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região do Alto Solimões após o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. A entidade tem agenda em Brasília e conversa com parlamentares e com o Conselho Nacional de Justiça em busca de medidas de segurança para a região do Vale do Javari.

A união aponta que os delegados têm indicado que a investigação caminha para a conclusão de que o indigenista e o jornalista foram mortos em um crime simples, de vingança pessoal. No entanto, a Univaja acredita que há uma estrutura criminosa atuando na região e que os assassinatos fazem parte de contexto mais complexo.

O assessor jurídico da entidade, Eliésio Marubo, afirmou que o procurador-geral da República, Augusto Aras, acredita que a causa do crime foi uma vingança pessoal contra Bruno. A Polícia Federal disse que os suspeitos agiram “sem mandante nem organização criminosa por trás do delito”.

A Univaja tenta agenda com a Comissão Externa criada pela Câmara dos Deputados para monitorar as investigações. Uma liderança da união trata com o deputado federal José Ricardo (PT) para marcar uma reunião.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link