Universal é condenada a devolver ônibus doado por fiel

A Justiça de São Paulo condenou a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) a devolver um ônibus doado por um fiel arrependido. O veículo foi dado à instituição em 2014 pelo homem, que alega ter sido coagido na ocasião. A informação é da coluna de Rogério Gentile no UOL.
O fiel é morador de Ribeirão Preto, no interior paulista, e contou no processo que procurou a Universal após problemas familiares e psíquicos. Ele relata que foi instigado a participar da Fogueira Santa, um evento da igreja que pede um “excelente sacrifício, tanto espiritual como material” em troca de “chegar aonde jamais imaginou e alcançar a tão esperada realização do senhor por meio da fé”.
Os advogados Lucas e Gabriel Volpim, que representam o fiel, afirmam que os representantes da Universal diziam que ele não seria abençoado sem a doação. “Muitos fiéis doam bens – que muitas vezes sequer poderiam doar – pelo temor legítimo de sofrerem algum mal injusto e pela promessa de graças divinas a serem alcançadas”, dizem os defensores no processo.
A juíza Roberta Villela, responsável pela decisão do último dia 30 de setembro, condenou a igreja a devolver o ônibus em até 15 dias e afirmou que ele fez a doação por influência da igreja e em meio a uma situação desesperadora após problemas conjugais.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line