Apoie o DCM

Universal expulsa bispo responsável por operação em Angola por adultério

O bispo João Leite, responsável pela Igreja Universal do Reino de Deus em Angola, foi desligado da igreja.

Por meio de um comunicado, a organização confirmou sua demissão e divulgou um vídeo em que o religioso confessa ter traído sua mulher.

Na gravação, ele aparece ao lado da esposa e confessa o erro, ao mesmo tempo em que pede perdão.

A operação angolana é uma das maiores da Universal e vive envolvida em denúncias de lavagem de dinheiro. Em 2013, dez pessoas morreram esmagadas e 120 ficaram feridas num estádio de Luanda durante uma vigília.

A Universal costuma ser implacável quando seus executivos são pegos pulando a cerca. Às vezes dá xabú.

Em 2006, a Justiça do Trabalho do Rio condenou-a a indenizar um pastor expulso em 1994 por adultério sem que houvesse prova da acusação.

A nota sobre o caso de João Leite:

A Igreja Universal do Reino de Deus lamenta informar o desligamento de João Leite do seu quadro de pastores e bispos devido à confirmação de infidelidade conjugal. João Leite era responsável da igreja em Angola.

A Universal considera o casamento do homem e mulher de Deus um dos maiores termômetros de sua fé. Segundo a Palavra de Deus em 1 Timóteo 3:2, “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher…” A falha em cumprir este critério essencial é considerada erro grave que torna o servo de Deus moralmente incapacitado de liderar uma igreja.

Portanto, foi com imensa tristeza que todos nós, líderes, colegas, amigos e membros da igreja tomamos conhecimento do fato por meio da confissão de João Leite nos últimos dias. Apesar de afastá-lo do ministério, a Igreja continuará oferecendo apoio espiritual a João Leite e sua família para que encontrem forças neste momento difícil e prossigam para a restauração total de seu lar e comunhão com Deus.

Contamos com o respeito à privacidade das famílias e orações em favor de todos que foram afetados por este acontecimento.

“Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão” (Salmo 37.24).