Apoie o DCM

Universidades atestam segurança das urnas, diz TSE

Três universidades fizeram testes nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano e atestaram a segurança do aparelho. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram as responsáveis pelos processos e já entregaram as conclusões ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral do tribunal, disse que a urna do modelo mais recente, a EU 2020, foi exposta às instituições aos mesmos ataques executados em outros testes de segurança feitos anteriormente.

O novo modelo preserva todos as proteções que existiam nas versões anteriores, segundo o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da USP. O TSE anunciou que em nenhum dos teste foi possível alterar a integridade da votação ou mudar o destino dos votos.

O tribunal divulgou o resultado dos testes após questionamento das Forças Armadas na Comissão da Transparência nas Eleições. A corte respondeu que a análise já estava prevista em convênio firmado com a USP, que colabora com a Justiça Eleitoral desde outubro do ano passado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link