Apoie o DCM

Uol sai em defesa de Olavo de Carvalho, o guru do ódio, no caso PayPal

Olavo de Carvalho. Foto: Reprodução/YouTube

Do UOL:

A decisão da empresa PayPal, de intermediação de pagamentos on-line, de excluir a conta do escritor Olavo de Carvalho pode ter cerceado a liberdade de expressão do autor, o direito do consumidor e pode ser considerada discriminatória. Essa é a opinião de especialistas ouvidos pelo UOL.

A medida foi tomada após pressão do Sleeping Giants Brasil, grupo que alerta patrocinadores, apoiadores e parceiros de produtores de conteúdos sobre os prejuízos causados pela disseminação de discursos de ódio. Olavo de Carvalho ministra cursos on-line de filosofia e frequentemente publica posts polêmicos sobre política nas redes sociais.

Para o advogado Flávio Pansieri, fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional, a exclusão de contas por empresas de meios de pagamento pode representar uma ameaça à liberdade de expressão daqueles que trabalham com a difusão de ideias.

“As empresas não podem, a partir de convicções unilaterais, impedir o exercício da atividade econômica, sob pena de estar discriminando aqueles que pensam diferente dos seus modelos editoriais ou de gestão”, afirma.

(…)