Ursos de Berlim fazem sucesso em Copacabana
Enquanto a festa rola solta na Fifa Fan Fest em Copacabana, 145 ursos coloridos chamam a atenção não muito longe dali, na orla da praia. “Não temos dinheiro para viajar para fora do Brasil, mas com os ursos podemos aprender um pouco sobre cada país”, diz a estudante Gabriela Logo, que visita a exposição dos “United Buddy Bears” (Ursos camaradas unidos).
Assim como a maioria dos turistas, ela não sabia que as 145 estátuas vinham da Alemanha.
Copacabana é apenas uma das paradas dos ursos berlinenses, que já passaram por Varsóvia, Buenos Aires, Viena, Sydney e São Petersburgo. O projeto, idealizado pelo casal Eva e Klaus Herlitz, tem como objetivo mais tolerância entre os povos. Cada urso representa um país e foi decorado por um artista nativo.
Os dois exemplares dourados chamam a atenção. Eles representam as regras de ouro da coexistência humana e da compreensão internacional. Todo mundo quer ser fotografado sob o coração que interliga as duas estátuas, e, para isso, formam-se longas filas.
Mais de 1 milhão de pessoas já visitaram a exposição. Paralelamente, eventos como workshops e competições acontecem ao redor dos ursos. As estátuas coloridas permanecerão em Copacabana até 20 de julho, quando iniciam a viagem de volta a Berlim. Oito contêineres foram preparados para transportar os ursos e garantir que cheguem sãos e salvos ao outro lado do Atlântico.
Saiba Mais: dw