USP cai em ranking e Brasil não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores do mundo
Nenhuma universidade brasileira está entre as 200 melhores do mundo no ranking internacional Times Higher Education (THE), divulgado nesta quarta-feira (2), em Londres. A Universidade de São Paulo (USP), que ano passado aparecia em 158º, caiu na lista e aparece agora em 226 – 250 (não há posição específica depois das 200 primeiras).
A Unicamp, a outra brasileira que também aparece na lista, também caiu e ficou na faixa das posições 301-350. A Universidade dos Andes, na Colombia, é outra instituição da América do Sul que aparece na lista.
Em primeiro lugar do ranking aparece, pelo terceiro ano consecutivo, a California Institute of Technology (CalTech) , de Pasadena, Estados Unidos. A segunda da lista é a Harvard (também americana). A terceira da lista é a Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.
A relação anual da Times Higher Education, que utilizada dados da Thomson Reuters, é baseada em 13 indicadores, que vão de investimento à pesquisa, passando por publicações científicas, número de doutorados e de estudantes estrangeiros.
Confira as dez melhores universidades segundo o ranking:
1 – California Institute of Technology – Estados Unidos
2 – Harvard University – Estados Unidos
2 – University of Oxford – Reino Unido
4 – Stanford University – Estados Unidos
5 – Massachusetts Institute of Technology – Estados Unidos
6 – Princeton University – Estados Unidos
7 – University of Cambridge – Reino Unido
8 – University of California, Berkeley – Estados Unidos
9 – University of Chicago – Estados Unidos
10 – Imperial College London – Reino Unido
SAIBA MAIS