USP cancela evento com professor acusado de assédio após protestos

Um evento na USP (Universidade de São Paulo) com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, previsto para o dia 25 de agosto, foi cancelado após protestos. A universidade informou que a decisão se deu por problemas de saúde do palestrante.
A conferência, intitulada “O futuro da democracia ou a democracia do futuro?”, seria organizada pelo Centro Observatório das Instituições Brasileiras e ocorreria na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
O anúncio gerou protestos entre estudantes, que criticaram a presença de Boaventura devido a denúncias de assédio sexual e moral feitas em 2023. O centro acadêmico Ísis Dias de Oliveira, da faculdade de ciências sociais, afirmou que não aceitava que o evento ocorresse na universidade e enviou denúncias formais às coordenações.
Boaventura foi acusado de importunar três alunas da Universidade de Coimbra em 2023. As vítimas se manifestaram em artigo publicado em março pela editora Routledge, discutindo má conduta sexual na academia e criticando a exigência de objetividade sobre relatos de sobreviventes. Ele admitiu comportamentos inadequados, mas negou ter cometido assédio.