Vaccari é absolvido em 2ª instância de pena de 15 anos imposta por Moro
Do iG:
O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi absolvido da condenação de 15 anos e 4 meses de prisão que havia sido imposta a ele pelo juiz Sérgio Moro. O recurso da defesa de Vaccari foi aceito nesta terça-feira (27) por dois dos três magistrados do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), responsável pelos recursos da Operação Lava Jato.
A absolvição de João Vaccari pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa foi decidida pelos desembargadores Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus. O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Lava Jato no TRF-4, foi o único a defender a manutenção da sentença contra o ex-tesoureiro do PT.
Vaccari Neto já foi condenado em outras quatro ações penais da Lava Jato , com sentenças que somam 21 anos e 8 meses de prisão (o período sobe a 37 anos se somada também a pena da quinta ação penal). O recurso aceito hoje na segunda instância da Justiça Federal diz respeito à primeira condenação do ex-tesoureiro do PT, definida por Moro em setembro de 2015.
Na ocasião, o juiz da 13ª Vara Federal em Curitiba entendeu que Vaccari intermediou o recebimento de R$ 4,2 milhões pelo Partido dos Trabalhadores que se referiam à propina acertada por contratos de construtoras do Consórcio Interpar com a Diretoria de Serviços da Petrobras, então chefiada por Renato Duque.
