Apoie o DCM

“Vagabundo da República” bomba na web após revelação de folgas do Bolsonaro

O termo “Vagabundo da República” explodiu nas redes sociais nesta segunda-feira (30) após surgir a informação que, desde o início da pose, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro (PL) parece estar curtindo muito fora da cadeira presidencial ao invés de resolver os problemas que o país enfrenta. Além de gastar boa parte do tempo de governo atacando instituições federais como o STF (Supremo Tribunal Federal) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ele usou também dias de expediente normal para lazer ou praticar atividades sem relação com a agenda oficial.

Segundo dados do Folha de S. Paulo, o presidente teve 15 férias e feriadões fora do Palácio do Planalto, dentre estas 11 em Andaras, no Guarujá (SP) e 3 vezes em Forte Marechal Luz, São Francisco do Sul (SC). Esteve presente em 15 camarotes em partidas de futebol. Além disso, esteve presente em 33 motociatas, cavalgadas, carreatas e afins. As motociatas em apoio a Bolsonaro, até o fim de 2021, custaram ao menos R$ 5 milhões aos cofres públicos.

Por outro lado, o chefe do Executivo teve 48 dias úteis sem nenhum compromisso oficial nesses quase três anos e meio a pandemia. Em outros 69 dias úteis, só houve compromissos após meio-dia, que foram 17 dias em 2019, 11 em 2020, 27 em 2021 e 14 em 2022.

Por causa disso, os internautas se revoltaram e decidiram colocar entre os temas mais comentados do Twitter a frase “Vagabundo da República”.

Confira a repercussão:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link