“Vai falar do teu país!” Bolsonaro ataca argentino após questão sobre aceitar a derrota

Foto: Reprodução/O Globo
Na manhã deste domingo (2), o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) atacou um jornalista argentino após ser questionado se aceitaria uma possível derrota nas urnas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O chefe do Executivo, com destino ao repórter Diego Iglesias disse: “Ô, cara, vai falar do teu país”.
O incidente aconteceu logo pela manhã, instantes depois de Bolsonaro votar na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Antes de retrucar, o candidato já havia virado o rosto para o jornalista. Iglesias apenas questionou se o presidente reconheceria uma eventual derrota contra o petista.
“Parece-me uma frase muito depreciativa e xenófoba. Ele se irritou porque lhe perguntei: ‘Presidente, o senhor vai reconhecer o resultado eleitoral se perder?’. Ele me perguntou de que país eu era, eu disse a Argentina, e perguntei a mesma coisa novamente. E ele saiu de lá com raiva”, informou o jornalista.
Quando foi questionado pelos jornalistas, o presidente saiu da parte da grade em que estava posicionado o repórter argentino e foi até outro local. E quando notou que o cinegrafista de Iglesias, Mariano Perrino, havia colocado o microfone próximo a ele, Bolsonaro atacou Iglesias.
Os jornalistas brasileiros que faziam a cobertura escutaram, porém, não entenderam o que havia acontecido. Só foi possível identificar a quem Bolsonaro se dirigia após o candidato à reeleição se afastar e as gravações das outras emissoras TVs forem vistas.
A possibilidade do presidente reconhecer uma eventual derrota no primeiro turno, verificada pelas pesquisas Datafolha e Ipec de ontem, perturbou o presidente. Durante os comícios, foi comum ver Bolsonaro usar a Argentina como exemplo de uma “má administração”.