Valdemar compara ataque a Trump com atos golpistas do 8/1: “Isso sim é atentado”

O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, usou o atentado contra Donald Trump nos EUA para minimizar os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 no Brasil. “Lamentável o que ocorreu com Donald Trump. Isso sim é um atentado contra a democracia”, escreveu Valdemar, esperando a “pronta recuperação” do candidato republicano.
Essa estratégia é similar à utilizada por bolsonaristas em relação à tentativa de golpe na Bolívia em junho. O senador Rogério Marinho (PL-RN) comentou na época que “bom o STF e grande parte da imprensa brasileira entenderem a diferença de um golpe e uma baderna”.
Assim como Bolsonaro, Valdemar é investigado pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. Ele foi preso após uma busca e apreensão encontrar uma arma de fogo em sua casa. Atualmente, está proibido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de falar diretamente com Bolsonaro. Para tentar reverter a proibição, Valdemar recorreu ao ex-presidente Michel Temer (MDB).
Lamentável o que ocorreu com Donald Trump. Isso sim é um atentado contra a democracia.
Esperamos a pronta recuperação dele e que os EUA tenham a paz restabelecida o mais breve possível, pois é disso que precisamos.
— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) July 13, 2024