Apoie o DCM

Valdemar diz que Lira não deve negar apoio por acordo com o PL; entenda

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto (PL)
Foto: Reprodução

Na noite desta terça-feira (29), o presidente do PL, o ex-deputado Federal Valdemar Costa Neto (PL), informou que não existe a menor possibilidade de o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira (PP), negar apoio à indicação do PL à presidência do Senado, porque há um acordo.

“A gente apoia ele lá e ele apoia a gente aqui”, disse Valdemar, falando sobre uma eventual reeleição de Lira na Câmara. Por outro lado, a indicação do PL para chefe do Legislativo deverá ser o senador eleito pelo Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL).

A declaração do presidente do PL foi feita logo após um jantar de confraternização do partido, que juntou mais de 100 integrantes do partido. O principal objetivo do encontro foi apresentar os antigos parlamentares aos novos, que ingressarão no Congresso a partir de fevereiro do ano que vem.

O presidente da Câmara estava presente no jantar, que durou mais de três horas, em um restaurante de luxo no Setor de Clubes Sul em Brasília. Quando chegou, Lira foi hostilizado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), sendo culpado de omissão, traição e covardia por eles.

Segundo o governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL) e o senador Marcos Rogério (PL), que participaram do jantar, Lira aproveitou o momento para pedir votos para sua reeleição ao cargo.

Segundo parlamentares que estiveram no jantar, a questão “política”, como PEC do Estouro e eleições no Congresso, não entrou em debate. No entanto, segundo o líder do PL na Câmara, o deputado Altineu Cortês (PL), a legenda não deverá se opor ao pagamento de R$ 600 do Bolsa Família por até um ano.

O texto para ser protocolado no Senado pede quatro anos. O conteúdo será discutido pela bancada do Partido Liberal. Uma próxima reunião da legenda está marcada para a manhã da próxima quarta-feira (7), às 9h.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link