Vazamento de conversa é atribuído ao próprio Sergio Machado
Circula em Brasília que o responsável pela gravação das conversas entre o ministro Jucá e o ex-presidente da Transpetro (Petrobras Transporte) Sérgio Machado é o próprio Machado.
Ele chegou pelas mãos de Renan Calheiros à Transpetro, maior processadora de gás natural do Brasil.
Filho de uma família tradicional de Crateús, no Ceará, 70 anos, Machado está negociando uma delação premiada com a Lava Jato, e a gravação seria parte do acordo.
Ele coordenou a campanha de Tasso Jereissati a governador do Ceará em 1986 e após a vitória foi nomeado Secretário de Governo. Depois coordenou a campanha vitoriosa de Ciro Gomes à prefeitura de Fortaleza em 1988.
No início de 1990 ingressou no PSDB e foi eleito deputado federal em outubro. Em 1992 votou pelo impeachment de Collor. Foi eleito senador em 1994 , e votou a favor da reeleição para presidente em 1997. Líder de seu partido no Senado Federal, retornou ao PDMB em outubro de 2001. No ano seguinte foi o terceiro colocado na disputa pelo governo do Ceará, vencida por Lúcio Alcântara em segundo turno.
Machado ficou entre 2003 e 2011 na Transpetro, da qual saiu depois de ter sido vinculado a irregularidades na Lava Jato.