Veja as fotos: Itália agora só tem cidades fantasmas
Quem está acostumado a ver uma Itália sempre movimentada e lotada de turistas se surpreende com a situação em que o país se encontra no momento com a epidemia do coronavírus. O que antes se concentrava apenas no norte, agora já se espalhou para todas as 20 regiões italianas, totalizando mais de 10 mil casos confirmados e cerca 630 mortes por conta da doença – o cenário mais grave do vírus na Europa e o segundo do mundo, atrás apenas da China.
Na segunda feira (9), o primeiro-ministro do país suspendeu a circulação de pessoas por todo o território italiano. Foi orientado que os italianos não saiam de casa, apenas em casos de emergência médica ou familiar – e quem desobedecer as regras da quarentena está sujeito a três meses de prisão e multa. Em Roma, o Coliseu fechou as portas no dia 9 de março e permanece sem visitas. O Vaticano também anunciou o fechamento da Basílica e da Praça São Pedro, em princípio princípio, até o dia 3 de abril.
Qualquer reunião pública, eventos esportivos (como partidas de futebol), funerais e casamentos foram cancelados. Escolas e universidades não terão aulas até pelo menos 3 de abril e cinemas estão fechados. Bares e restaurantes só podem funcionar até às 18h. Nesta tentativa de evitar aglomerações, as ruas da Itália estão desertas, quase como cidades-fantasma. Confira abaixo as imagens de algumas cidades nos últimos dias.




