Apoie o DCM

Veja as mentiras contadas por Ciro Gomes no Jornal Nacional

Ex-governador e candidato as eleições Ciro Gomes (PDT) durante entrevista do Jornal Nacional
Foto: Reprodução

Na última terça-feira (23), o candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) foi entrevistado pelos jornalistas Wlliam Bonner e Renata Vasconcelos no Jornal Nacional. Dentre as declarações, o ex-governador mentiu em relação ao PIB brasileiro, a quantidade de policiais no Brasil e também em relação aos eleitores indecisos nas eleições de outubro deste ano.

Segundo ele, “hoje está menos de 10%”, em relação a presença da Industria no PIB (Produto interno bruto) brasileiro, no entanto, de acordo com o IBGE, na verdade a indústria de transformação foi responsável por 11,33% do PIB brasileiro, em relação ao PIB industrial total, q que inclui outros setores como o da construção civil, o percentual em 2021 foi de 22,15%.

O ex-ministro afirmou que o país está há “11 anos sem crescer. Crescendo 0,26%, um quarto de 1%”. Porém, entre os anos de 2011 e 2021, a variação total do PIB foi de 7,4%, o que é um crescimento anual médio de 0,65%,  2,5 vezes maior o que foi mencionado por Ciro.

Outra fala contraditória foi em relação a quantidade de policiais no país. Ciro afirmou haver “apenas 11.600”. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, o Brasil tem hoje 682.279 policiais, incluindo policiais militares, policiais civis, bombeiros, policiais penais, policiais rodoviários federais, policiais federais, policiais penais federais e peritos técnicos.

O Candidato também errou ao falar sobre eleitores indecisos. “E você, indeciso, sabe quantos são vocês? Mais da metade da população”, disse. Porém. a afirmação é falsa, já que, de acordo com as pesquisas de intenção de voto, desde 1989 os brasileiros aptos a votar nunca estiveram tão decididos.

De acordo com a última pesquisa do Datafolha, apenas 22% dos eleitores não sabem em quem votar, e pela Quaest, foi 36% do eleitorado.