Veja mais do que dobrou o faturamento com publicidade do governo Temer em um ano
Do Poder360:
Em 2016, com apenas duas exceções, os veículos da mídia tradicional –TV, jornal, revista ou internet– receberam menos dinheiro da publicidade federal do que em 2015. Os únicos 2 veículos que ganharam verba comparativamente foram as revistas Veja e Época.
A Época teve 1 crescimento de 17,8%. Ganhou R$ 3,4 milhões em 2015 e R$ 4 milhões no ano passado. Mas o grande destaque foi o salto da revista Veja, que mais do que dobrou o faturamento com propaganda estatal em 1 ano. Passou de R$ 5,1 milhões no último ano completo de governo Dilma para R$ 11,2 milhões em 2016.
O avanço foi registrado 1 ano depois de o governo petista cortar 78% da verba da revista. Em 2014, Veja havia recebido R$ 23 milhões do governo federal. Nos 4 primeiros meses de 2016 (1/3 do ano), enquanto Dilma ainda ocupava a cadeira de presidente, a revista recebeu R$ 1 milhão em dinheiro da propaganda federal. Nos 8 meses restantes, ganhou R$ 10 milhões.
Os dados completos da administração federal são inéditos. Foram obtidos pelo Poder360 por meio da Lei de Acesso à Informação. As informações sobre propaganda da União eram coletadas e organizadas pelo IAP (Instituto de Acompanhamento da Publicidade). O órgão paraestatal teve seu financiamento interrompido em março de 2017.
(…)
