Apoie o DCM

“Velhos e preguiçosos”, rebate BYD após carta de montadoras ao governo Lula

Fachada da sede da BYD – Foto: Reprodução

A BYD respondeu à carta enviada por Toyota, Stellantis, Volkswagen e General Motors ao presidente Lula (PT), na qual as empresas pedem a suspensão da redução de impostos para veículos com peças importadas. Em nota oficial, divulgada na quarta-feira (30), a montadora chinesa ironizou a postura das concorrentes: “Dizem que o futuro chega de repente. Mas, às vezes, o que chega de repente é o e-mail”, afirmou, criticando o que chamou de tentativa de “abortar a inovação”.

Na carta, as montadoras brasileiras alegam concorrência desleal. A BYD rebateu: “Nada é mais desleal do que alguém jogar o jogo – e ganhar”. A empresa destacou que está seguindo as regras estabelecidas pelo governo brasileiro, com cronograma para nacionalizar a produção, e mesmo assim consegue entregar carros elétricos mais baratos e modernos. “Agora, chega uma empresa chinesa que acelera fábrica, baixa preço e coloca carro elétrico na garagem da classe média, e os dinossauros surtam”, ironizou.

A nota ainda cita a queda de mais de R$ 100 mil no preço de um modelo elétrico da concorrência após a entrada da BYD no mercado. A marca argumenta que os consumidores, por décadas, pagaram caro por produtos defasados. “O problema é que ele [o carro da BYD] está sendo bem recebido pelos consumidores – aqueles mesmos que, por décadas, foram obrigados a pagar caro por tecnologia velha e design preguiçoso”, conclui.