Apoie o DCM

Velório de Campos deve reunir mais de 100 mil pessoas no Recife

Mais de 100 mil pessoas são esperadas no funeral do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência pelo PSB Eduardo Campos, morto na quarta-feira em um acidente de avião em Santos (SP).

Na manhã deste domingo, foi realizada uma missa em homenagem a Campos e a seus assessores que morreram no voo. Com a multidão que acompanhou a cerimônia podiam ser vistas bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da campanha, além de algumas com a frase “Não vamos desistir do Brasil” – dita por Campos em uma de suas últimas entrevistas.

Além da família de Campos e de Marina Silva, que concorria a vice em sua chapa, compareceram a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, Aécio Neves (PSDB), seu adversário na disputa, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma foi vaiada por um grupo ao aparecer no telão -depois disso, outro grupo puxou aplausos.

“Está morto um homem que tem as suas convicções vivas”, disse o arcesbispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, durante a missa.

Saburido disse que Campos foi “um grande líder”. “Sentíamos nele, acima do gestor, um ser humano apaixonado pelo povo, especialmente pelos mais empobrecidos”, afirmou.

Ao final da cerimônia, houve muitos aplausos e o público gritou “Eduardo, guerreiro, do povo brasileiro” -os filhos de Campos cantaram junto.

O enterro está marcado para as 17h de domingo, no cemitério de Santo Amaro, próximo ao centro do Recife. O político será enterrado ao lado do túmulo de seu avô, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes (1916-2005), no Cemitério de Santo Amaro.

Saiba Mais: bbc