Vencedor do Nobel da Paz, Muhammad Yunus, é condenado à prisão em Bangladesh

O tribunal de Bangladesh determinou uma pena de seis meses de prisão para Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Reconhecido em 2006 por seu trabalho no banco de microcréditos, que ajudou a retirar milhões da pobreza, Yunus, aos 83 anos, agora enfrenta acusações de violação da legislação trabalhista.
A primeira-ministra do país, Sheikh Hasina, expressou publicamente a acusação contra Yunus, alegando que o banqueiro estaria “sugando o sangue dos pobres”. A condenação, aplicada nesta segunda-feira (1), envolve também três funcionários da Grameen Telecom, empresa fundada por Yunus. A acusação recai sobre a falta de criação de um fundo de assistência aos funcionários, conforme relatado pela AFP.
Os quatro condenados têm um prazo de um mês para recorrer da decisão. Atualmente, aguardam a apelação em liberdade sob fiança.
O advogado de Yunus, Khaja Tanvir, argumenta que o caso possui motivações políticas, buscando assediar o banqueiro, e alguns apoiadores sugerem que a medida pode estar relacionada ao momento em que Yunus considerou a possibilidade de criar um partido político, rivalizando com a Liga Awami de Hasina.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link