Apoie o DCM

Venezuela e EUA fazem encontro secreto no Catar

Presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimenta o presidente venezuelano Nicolás Maduro

Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e braço direito de Nicolás Maduro, presidente do país, se encontrou com o assessor da presidência dos EUA, Juan González, há três semanas, em Doha, no Catar.

O motivo da reunião seria o protagonismo que o país árabe, recentemente, vem ganhando na mediação entre a Casa Branca e o governo venezuelano. González é assessor para o hemisfério ocidental do Conselho de Segurança Nacional americano. Além de sediar a reunião, o Catar fez movimentações para interceder nos contatos entre os dois países.

Rodríguez e o assessor estadunidense se reuniram para estabelecer um canal direto de comunicação entre a Venezuela e os EUA. No encontro, falaram de libertação de presos e da necessidade de normalizar a vida política no país latino.

Este tipo de encontro é comum em relações complexas como a da Venezuela com os Estados Unidos, mas costuma ser mantido em segredo para que não haja interferência no diálogo. Nem Rodríguez nem González comentaram de outros temas debatidos na reunião.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link