Vereador de SP é denunciado pelo MP por crime de racismo

O vereador Camilo Cristófaro (Avante-SP) foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por crime de racismo. A denúncia foi feita no último dia (8).
O episódio que causou a ação ocorreu durante uma sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos na Câmara Municipal de São Paulo. O parlamentar, que participava por videoconferência, não percebeu que seu microfone estava ligado e afirmou: “Eles arrumaram e não lavaram a calçada. É coisa de preto, né?”.
O promotor Bruno Orsini Simonetti, do Gecradi (Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância), pede que o vereador seja condenado a pagar indenização e perca de mandato.
Cristófaro também foi denunciado pelo mesmo promotor no início do mês passado por injúria racial e ameaça, em relação a outra declaração. O vereador teria xingado a auxiliar de enfermagem Dilza Maria Pereira com palavras como “negra safada” e “ladra”.
Além disso, o promotor também notifica o PSB para que a antiga legenda de Cristófaro envie cópias do procedimento administrativo instaurado que culminou na desfiliação do vereador.