Apoie o DCM

Vereador de SP é denunciado pelo MP por crime de racismo

Foto: André Bueno/Câmara de SP

O vereador Camilo Cristófaro (Avante-SP) foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por crime de racismo. A denúncia foi feita no último dia (8).

O episódio que causou a ação ocorreu durante uma sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos na Câmara Municipal de São Paulo. O parlamentar, que participava por videoconferência, não percebeu que seu microfone estava ligado e afirmou: “Eles arrumaram e não lavaram a calçada. É coisa de preto, né?”.

O promotor Bruno Orsini Simonetti, do Gecradi (Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância), pede que o vereador seja condenado a pagar indenização e perca de mandato.

Cristófaro também foi denunciado pelo mesmo promotor no início do mês passado por injúria racial e ameaça, em relação a outra declaração. O vereador teria xingado a auxiliar de enfermagem Dilza Maria Pereira com palavras como “negra safada” e “ladra”.

Além disso, o promotor também notifica o PSB para que a antiga legenda de Cristófaro envie cópias do procedimento administrativo instaurado que culminou na desfiliação do vereador.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link