Apoie o DCM

Vereador mais votado de SC será o primeiro cadeirante na Câmara de Joinville

Do NSCTotal:

Alisson tem 32 anos, é analista de sistemas e é o segundo vereador mais votado na história de Joinville(Foto: Leonardo Julio/ Divulgação)

Alisson Julio, 32 anos, era um candidato improvável para ocupar o espaço de vereador mais votado de Santa Catarina em 2020. Não por suas habilidades políticas, mas pelo fato de que, quando nasceu, os médicos não acreditaram que chegaria aos dois anos de idade. Diagnosticado com Amiotrofia Muscular Espinhal (AME) — doença genética que ficou conhecida no Brasil em 2017 depois da criação de um medicamento milionário que prometia aliviar os sintomas da doença — ele brigou com a morte várias vezes.

Desde os sete anos, usa cadeira de rodas, e chegou a ser recusado por escolas no início da vida escolar, que indicavam aos pais que deveriam procurar a AACD, mesmo que ele não tenha nenhum tipo de deficiência intelectual. Há cerca de seis anos, a experiência de ser uma pessoa com deficiência física o incentivou a arriscar entrar na política.

No último domingo, conquistou 9.574 votos, a segunda maior votação para um vereador da história de Joinville, e a maior do Estado neste ano. Foi a terceira vez em que concorreu a um cargo político: na primeira, em 2016, não chegou a tirar férias do trabalho em uma empresa de tecnologia de Joinville — é formado em Sistemas de Informação pela Udesc — para fazer a campanha nem a investir em muita propaganda. Mesmo assim, alcançou 1.724 votos. Em 2018, já decidido a ingressar na política, tentou a eleição para deputado estadual, e conquistou 10.621 votos — destes, 8.888 eram de joinvilenses.

(…)