Apoie o DCM

Vereador negociou morte do radialista Jairo de Sousa por R$ 30 mil, diz MP

O radialista Jairo de Sousa (Foto: Rafael Oliveira/Abraji)

Do Poder360:

O promotor Luiz da Silva Souza, de Bragança, no Pará, ofereceu denúncia contra 11 pessoas envolvidas no assassinato do radialista Jairo de Sousa, entre elas, o vereador Cesar Monteiro Gonçalves (PR), acusado de ser o mandante do crime. Segundo os autos do inquérito, o crime foi encomendado a um grupo de extermínio e teria custado R$ 30.000.

O motivo seria a insatisfação de um grupo político diante das acusações do radialista. De acordo com testemunhas ouvidas no inquérito, foi realizada uma “vaquinha” para arrecadar o valor combinado com José Roberto Costa de Sousa, vulgo Calar, que chefia o grupo de matadores. O vereador Cesar Monteiro ficou responsável pela negociação da morte.

O radialista foi morto ao subir a escadaria que dá acesso à Rádio Pérola FM em 21 de junho de 2018, por volta das 4h50min. Sousa chegava ao trabalho para apresentar seu programa matinal “Show da Pérola”, que ia ao ar das 5h às 9h. Depois de trancar o portão de ferro e subir alguns degraus, ele foi baleado por Dione de Sousa Almeida, com dois tiros que atingiram o tórax.

O assassinato do radialista Jairo de Sousa foi o 2º caso tratado dentro do Programa Tim Lopes, desenvolvido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), com apoio da Open Society Foundations, para combater a violência contra jornalistas e a impunidade dos responsáveis. Em caso de crimes ligados ao exercício da profissão, uma rede de veículos da mídia tradicional e independente é acionada para acompanhar as investigações e publicar reportagens sobre as denúncias em que o jornalista trabalhava até ser morto. Integram a rede hoje: Agência Pública, Correio (BA), O Globo, Poder 360, Ponte Jornalismo, Projeto Colabora, TV Aratu, TV Globo e Veja.

(…)