Apoie o DCM

Vereadores aprovam indicação para compra de ivermectina pelo SUS em Petrópolis

Da Tribuna de Petrópolis

Ivermectina

A indicação do uso de medicamentos para tratamento precoce ou profilático contra covid-19 tem uma lista extensa de suposições, testes não comprovados e muitas pesquisas, essas últimas nem sempre são de órgãos oficiais, algumas até baseadas em experiências pessoais.

De um lado, temos a ivermectina, que ainda não teve a eficácia comprovada por órgãos oficiais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de que realmente tem resultado contra a covid-19; de outro lado, a indicação de especialistas que continuam afirmando que o único método eficaz contra a doença é a vacinação.

E no meio dessa polêmica, eis que surge a Câmara Municipal de Petrópolis: por 11 votos a 1, os vereadores aprovaram a indicação legislativa que prevê a distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do medicamento no município para tratamento precoce contra a covid-19.

A indicação, que foi votada em regime de urgência, é do vereador Octávio Sampaio (PSL). Segundo o vereador, a indicação foi baseada em 28 estudos científicos que comprovam a eficácia da ivermectina nos primeiros dias de sintoma.

“Está se falando muito em aumento do número de infectados, estados estão fechando. Achei justo fazer a proposta em regime de urgência. Até porque o ponto principal é que nos hospitais particulares os pacientes já recebem a receita da ivermectina ou é aplicado na hora. O que eu quero é que os mais pobres tenham acesso também”, disse o vereador. (…)