Apoie o DCM

Vestibular no Ceará usa declaração de ministro de Bolsonaro sobre “peixe inteligente”

Da Carta Capital

A Universidade Estadual do Ceará utilizou uma das declarações dada pelo secretário de Pesca do governo sobre o derramamento de óleo nas praias do Nordeste.

Em live realizada no dia 31 de outubro, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Jorge Seif Júnior declarou: “Pessoal, nós já fizemos inúmeros testes, [não tem] nenhum peixe contaminado. Podem consumir pescado. Lembrando que o peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma manta de óleo ali, capitão, ele foge, ele tem medo. Então, obviamente, você pode consumir seu peixinho sem problema algum”, disse, minimizando os impactos ambientais.

Em uma das questões de Biologia do vestibular, o enunciado pedia aos estudantes que assinalassem a questão verdadeira, tomando como base o desastre ambiental e os danos decorrentes, considerando as cadeias e teias alimentares. A alternativa b do teste fazia referência à fala do secretário: “O peixe é inteligente e desvia-se do petróleo: por isso, o consumo de peixes provenientes dos locais contaminados não oferece risco de contaminação para o homem”.