Vice-decano do STF, Marco Aurélio Mello cria climão com discurso na posse de Fux

Publicado em 11 setembro, 2020 7:46 am
Fux. Foto: Carlos Moura / SCO STF

Do GLOBO:

O discurso do ministro Marco Aurélio Mello na posse de Luiz Fux como presidente do Supremo Tribunal federal (STF) causou mal-estar entre presentes. Em sua fala na noite de quinta-feira (10), Marco Aurélio não citou Dias Toffoli, que ocupou o posto nos dois últimos anos.

Magistrados presentes relataram o clima tenso à coluna, porque o comum é fazer referências a quem sai. Marco Aurélio se limitou a falar sobre os que chegavam: o presidente Luiz Fux e a vice-presidente da corte, Rosa Weber.

O ministro é o segundo mais antigo da Corte e foi o primeiro a discursar. Esse papel seria de Celso de Mello, que está há mais tempo no STF, mas ele segue afastado por questões de saúde.

Não é segredo o incômodo de integrantes do STF com a relação “excessivamente próxima” que Toffoli criou com presidente Jair Bolsonaro.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!