Vice-governador de SP reconhece subnotificação de casos de coronavírus: ‘5 vezes mais’
Do Uol

Epicentro da pandemia de covid-19 no Brasil, o estado de São Paulo pode ter muito mais que os quase 16 mil casos já confirmados de contaminação. Foi o que admitiu hoje o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM). Baseado em dados de pessoas que contraem o coronavírus mas não apresentam sintomas, Garcia reconheceu que a subnotificação é uma realidade no estado.
“Sem medo de errar, nós temos cinco vezes mais casos daqueles notificados em São Paulo, até porque ele (coronavírus) se manifesta em 20% da população”, afirmou o vice-governador em entrevista à Globonews. Segundo a estimativa, o estado teria quase 80 mil infectados.
“Se temos 15 mil (casos confirmados), temos cinco vezes mais pessoas infectadas com o vírus que não apresentaram sintomas. Também temos aqueles que vão superar o vírus em casa (sem procurar a rede pública de saúde)”, explicou Garcia. Até ontem, São Paulo tinha 15.914 casos confirmados e 1.134 mortes causadas pelo novo vírus.
Como estratégia de combate à subnotificação, Rodrigo Garcia voltou a lembrar a promessa de testagem em massa que o governo já vem comentando há alguns dias, planejada para ter início em 15 de maio. A ideia é aumentar consideravelmente o número de testes de maneira estratégica, baseada em grupos de pessoas e regiões mais afetadas pela doença. (…)